República estudantil: o que é e tudo que você precisa saber para morar em uma

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

Entrar na universidade e se mudar para uma cidade distante da sua família é um grande desafio. Existe toda a ansiedade em torno de sair da casa dos pais e a preocupação de encontrar um lugar seguro, bem localizado e aconchegante. Uma opção barata e que te garante uma experiência inesquecível é morar em uma república estudantil: moradias de estudantes, geralmente do mesmo curso ou faculdade.  

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

O que é uma república estudantil?

Repúblicas estudantis são casas e apartamentos de dimensões grandes ou mesmo casas divididas por estudantes de ensino superior que desejam morar mais próximos de suas instituições de ensino. Você pode começar a sua república estudantil do zero ou encontrar alguma que já esteja pronta.

Imagine a experiência de morar com um pessoal da sua idade, compartilhando as mesmas angústias e descobertas, com a rotina super parecida… Uma experiência e tanto, não? Nas grandes universidades existem repúblicas que já duram gerações, estas geralmente são casas mais badaladas. Existem também lugares mais calmos, tudo é uma questão de pesquisar até encontrar a república que se encaixa melhor com o seu perfil.

Se deseja economizar dinheiro com as despesas e de quebra conviver com diversas pessoas vivendo a mesma fase da vida que você está vivendo, as repúblicas são a escolha acertada.

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

Encontre repúblicas no Roomgo

Como funciona uma república estudantil

Cada república tem as suas regras específicas, são combinados que os moradores vão fazendo entre si, para melhorar a convivência e evitar atritos. Geralmente, combina-se a escala de limpeza, a divisão das taxas de manutenção da casa (água, luz, internet, etc) e das despesas do dia a dia (alimentos de uso comum, produtos de limpeza), preparação da comida, regras para respeitar o sono dos colegas, levar visitas… Enfim, são muitas coisas que precisam ser pensadas para que não haja conflitos e o dia a dia seja melhor. Todas essas coisas vão se adaptando conforme os moradores forem percebendo o que dá certo ou não, bem como com a chegada de novas pessoas na república.

    • Repúblicas que já existem há algum tempo podem fazer seleções de novos moradores, para encontrar um que combine melhor com o funcionamento da casa;
    • Na maioria das vezes, você vai dividir o quarto com alguém;
  • Existem repúblicas só de mulheres, só de homens e as mistas (com homens e mulheres)

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

Como criar a sua república estudantil

Apesar de parecer trabalhoso, fundar a sua república não é tão difícil. Fica mais fácil ainda se você já tiver colegas procurando um lugar legal para morar junto com você, estes podem ser seus amigos anteriormente ou colegas que você fez no curso, por exemplo.

    • Montar uma república com amigos pode ser vantajoso pois vocês já se conhecem e a sensação de segurança parece maior, mas lembre-se: um bom amigo pode não ser um bom flatmate! Para além da afinidade que vocês tem, o que vai fazer a casa funcionar é morar com pessoas que tenham hábitos parecidos com os seus;
  • Pode parecer esquisito, mas morar com desconhecidos pode dar certo quando as pessoas estão procurando o mesmo tipo de república e dispostas a construir regras parecidas. É muito importante marcar entrevistas e reuniões antes de se mudar e ser bastante sincero, para evitar surpresas.

Vocês precisam encontrar um imóvel que barateie os seus custos e fique perto da sua faculdade, além disso, lidar com a burocracia de alugar e mobiliar esse lugar. Usem o Roomgo para encontrar flatmates para a casa nova!

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

Como é dividir uma casa com outros jovens?

Morar com pessoas que não são da sua família e vem de realidades e regiões diferentes da sua não é muito simples, é uma grande oportunidade para aprender lições sobre a vida coletiva e respeitar as diferenças entre as pessoas. Por mais que as pessoas se gostem, a convivência diária traz coisas que só se resolvem com muita paciência e disposição para dialogar, e essa habilidade você vai levar para a sua vida inteira. Quando todos aprendem a respeitar o espaço uns dos outros, as coisas começam a fluir muito bem.

    • Aprenda a falar e a ouvir sobre o que agrada e o que incomoda você e os outros, essa é a base da boa convivência;
    • Seja responsável com as contas, pois atrasá-las prejudica todos os moradores. Uma ideia de organização é ter uma pasta ou uma caixinha para colocar os boletos e os comprovantes, isso faz uma grande diferença;
    • Definam juntos o que são produtos de limpeza, alimentos e objetos de uso comum e tenha bom-senso ao usá-los, para que não faltem para ninguém;
    • Quando precisar usar alguma coisa que não é sua, peça a permissão do seu flatmate. Se não for possível pedir autorização naquele momento, não se esqueça de avisar que usou e repor o que foi usado;
    • A regra “sujou, limpou” faz uma grande diferença e evita muitos conflitos;
    • Ainda sobre limpeza, fazer uma escala de tarefas domésticas é fundamental. Se couber no orçamento, vocês podem considerar pagar alguém para limpar as áreas comuns da casa;
    • Controle o seu tempo no chuveiro. Serão muitas pessoas para usar o mesmo chuveiro, um banho demorado pela manhã pode atrasar todo mundo. Isso também aumenta consideravelmente a conta de energia, e você não paga ela sozinho…
    • Se você divide o quarto, seja cuidadoso com a limpeza do local e respeitoso com o sono do seu colega… Quando precisar estudar até mais tarde, procure fazer isso em outra área da casa;
    • Levar visitas para a república pode ser bem divertido, mas pode ser desgastante para os seus colegas se isso acontecer de noite e no meio da semana, por exemplo. Combine regras para isso e não se esqueça de avisar com antecedência que alguém está indo para a casa de vocês.
  • Fazer um lanche, dar uma festa, montar um grupo de estudos, comer uma pizza, chamar a galera para jogar um jogo de tabuleiro… Existem várias coisas que vocês podem fazer juntos e são bastante divertidas, aproveite!

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

O que levar para a república estudantil

Algumas casas que são alugadas próximas às universidades já vem com coisas básicas, como geladeira e fogão, mas isso não é regra. Fique atento ao que já está no contrato e cheque o funcionamento de tudo, para evitar surpresas. Alguns móveis podem parecer atrativos mas não necessariamente vão ficar na casa, principalmente se você estiver entrando no lugar de alguém.

    • Converse com os colegas sobre o que já tem na república e o que precisa levar;
    • O colchão é uma coisa muito importante para a sua saúde. Cheque a qualidade do que já existe na casa (molas, rasgos, mofo, etc) e considere a possibilidade de comprar um novo para você;
    • Uma ideia interessante é, ao invés de dividir entre todos o custo de um móvel específico, cada um comprar alguma coisa. Assim, quando vocês forem seguir os seus rumos separados, evitam confusão e tem coisas para levar embora;
  • Algumas coisas, como um chuveiro ou um jogo de pratos, vocês vão precisar fazer uma vaquinha para comprar. Dosem as coisas pelo bom senso!

o que é república estudantil roomgo brasil dividir apartamento

Encontrando o bairro perfeito para sua república estudantil

Você provavelmente vai querer encontrar uma república estudantil próxima da sua faculdade ou universidade, já que a rotina de estudante pode ser desgastante e o tempo economizado no trânsito das grandes cidades é precioso. Também é vantajoso procurar casas próximas a metrôs e terminais de transporte público, facilitando a sua circulação pela cidade.

Pesquise bem a localização de sua instituição de ensino e procure outros colegas que podem te orientar sobre qual o melhor lugar para morar nos arredores. Depois, dê uma olhada no Roomgo para encontrar o quarto perfeito para você! No próximo texto, vamos falar sobre tudo que você precisa entender para dividir um quarto.

Confira no site do Roomgo se você estiver procurando por uma república para alugar ! Também é possível entrar em um dos nossos grupos no Facebook para compartilhar sua oferta de quarto ou perfil de busca com muito mais gente!

Crie sua conta no Roomgo

Comentários do Facebook