O que é preciso saber antes de alugar um quarto

alugar um quarto roomgo arto para alugar em moradia compartilhada

 

Certo, decisão tomada: você vai dividir apartamento com outras pessoas e entrar para o mundo do flatsharing. Mas e agora? Por onde começar? Fizemos este guia com o que você precisa saber para alugar um quarto para te ajudar nesta nova etapa.

 

Como encontrar um quarto para alugar?

O primeiro passo para encontrar um quarto para alugar é começar a busca. No Roomgo, você pode fazer seu perfil e colocar informações sobre onde você quer alugar um quarto, qual tipo de quarto você busca e quanto você quer gastar. Além disso, você pode (e deve) colocar sua foto de perfil e contar para os outros usuários um pouco mais sobre você. Assim você pode ser proativo e entrar em contato com pessoas que tenham vagas em apartamentos ou casa que te interessem, mas também pessoas que tenham quartos vagos podem entrar em contato com você oferecendo vagas e você encontra seu novo lar mais rápido.

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, você também pode contar a ajudinha dos grupos do Roomgo no Facebook para acelerar sua procura por um quarto para alugar. Nos grupos, pessoas buscando e oferecendo quartos interagem. Toda semana, a gente seleciona os anúncios mais bacanas de cada grupo e compartilha nas nossas redes sociais. É o Roomgo dando uma mãozinha na busca.

 

Como escolher o flatmate certo para alugar um quarto ?

Se relacionar com outras pessoas é sempre complicado, então não tenha pressa na hora de escolher seu novo lar e seu flatmate. Para dividir uma casa numa boa, é preciso ter regras bem estabelecidas e maturidade para conseguir viver em harmonia. Além disso, ao pensar em alugar um quarto, considere qual a localização que deseja e o tipo de moradia mais adequado para o seu estilo de vida.

 

Pessoa sentada na cama usando o computador

 

Se você é um estudante, seu estilo de vida pode ser muito diferente do de um trabalhador mais velho ou um casal de meia idade. Se você for uma pessoa que preza por organização e higiene, dificilmente vai querer viver com uma pessoa desleixada. Se for uma pessoa mais tranquila, não vai gostar de uma casa que tem muitas festas. Por isso, é importante buscar locais em que seus colegas tenham uma rotina parecida com a sua. Conhecer bem as regras da casa ajuda a evitar dor de cabeça. Em alguns casos, como em repúblicas, é comum que haja uma entrevista para que as partes se conheçam antes de firmar o contrato.

 

Amigos estudando em uma faculdade

 

Quais os documentos exigidos para alugar um quarto?

A documentação exigida pode variar bastante, mas no geral, ao alugar direto com o proprietário, você pode ter certeza que vão pedir para você documentos como:

  • Documentos de identificação (RG e CPF);
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de renda

Algumas exigências burocráticas podem te deixar de cabelo em pé. Seja tratando direto com o proprietário, com imobiliárias ou com outros moradores, você geralmente terá de dar alguma garantia para concluir a locação. Essa garantia pode ser em forma de seguro-fiança, caução, depósito ou fiadores. Fique atento, pois o locatário só pode exigir uma delas. Além disso, é importante que no contrato de locação venha descrito sobre eventuais aumentos de aluguel, que não podem ser feitos repentinamente e sem o seu consentimento.

 

Pessoa fazendo contas em um computador

 

Pode parecer demais pagar antecipadamente ao alugar um quarto, mas lembre-se de que, enquanto você morar no imóvel, já terá coberto o custo do pagamento do seu último mês. Para evitar ser enganado, aconselhamos você a nunca transferir dinheiro antes de visitar a propriedade ou se encontrar com o locatário.

 

Aliás, o locatário pode pedir referências suas para os seus locatários anteriores, dessa forma ele pode verificar se você foi um inquilino responsável que cuida da casa e paga as contas no prazo.

 

Algumas dicas na hora de alugar um quarto

  • Sempre que possível, para sua segurança, visite o local e encontre o locatário antes de fechar o acordo;
  • Não se esqueça de checar se o valor das contas divididas entre os moradores da casa cabe no seu orçamento.
  • Pergunte sobre a rotina dos outros moradores
  • Pergunte sobre regras para limpeza e quaisquer outras regras que possam existir.

Proprietária dando a chafe da casa para um casal

 

O que eu preciso considerar no meu orçamento?

É realmente importante entender os prós e contras de alugar um quarto e conhecer as exigências do proprietário. A mesma organização em relação ao espaço se aplica no pagamento das contas. Mantenha-se atento aos prazos e valores. Se achar que é necessário, uma ideia para ajudar no período de adaptação é fazer planilhas.

  • Combine previamente com os seus flatmates como ficam as despesas em caso de férias ou viagens longas;
  • Discuta quais despesas são compartilhadas e quais devem ser arcadas individualmente, inclusive nos gastos alimentícios;
  • Cumpra rigorosamente o que foi combinado na entrevista;
  • Mantenha o controle das contas, coloque tudo na ponta do lápis e guarde as notas.

 

Pessoa olhando para despesas em um Ipad

 

Quais gastos eu vou ter ao alugar um quarto?

Se você acha que os gastos ao alugar um quarto envolvem apenas o aluguel, você está muito enganado. Confira abaixo quais os gastos você precisa considerar no seu orçamento para escolher uma moradia que não faça você gastar mais do que necessário:

  • Aluguel;
  • Imposto municipal e condomínio (estes são de responsabilidade do locador, mas deve ser previamente combinado);
  • Eletricidade, água e gás;
  • Seguro;
  • Telefone e internet;
  • Transporte;
  • Alimentação

 

Os valores variam de acordo com a localização que você deseja alugar. Por isso, pergunte para os outros moradores qual a faixa de despesa deles. Descubra a média de aluguel de quartos em todo o Brasil.

 

Amigos conversando sobre dividir casa

 

A ideia de flatsharing pode parecer desafiadora, mas sendo responsável, a experiência adquirida é muito recompensadora. Não tome a decisão de onde e com quem você vai morar por impulso. Pesquise com cautela, sempre considerando as suas condições financeiras e o que você realmente espera de seu novo lar – tanto em termos de rotina, quanto de estrutura e localização do imóvel. Confira aqui dicas para alugar quarto em São Paulo.

 

Sabemos que são muitas informações novas! Diante de tantas opções  – casas, apartamentos, repúblicas, kitnet, quartos, morando ou não com o locatário –, escolher a que mais se adapta a sua rotina pode ser complicado sem as nossas dicas! Confira como escolher o  tipo de moradia ideal para você.

Encontre quartos no Brasil todo

Comentários do Facebook