O que é flatsharing e por que é vantajoso?

Grupo de amigos que dividem um apartamento tirando uma foto

Flatsharing, ou dividir apartamento em bom português é a melhor maneira de se mudar para uma grande cidade fazer novos amigos rapidamente. Sim dividir casa é um ótimo jeito de descobrir tudo que a cidade nova tem para te mostrar.

Encontre quarto para alugar

Amigas se abraçando

Dividir apartamento é uma das melhores decisões. Pela economia de dinheiro, mas também pela experiência de viver com outras pessoas.

Talvez você nunca tenha ouvido falar do termo flatsharing, mas o que ele significa já é muito popular entre os jovens de várias cidades do mundo. Para os estudantes, as moradias compartilhadas, em repúblicas, casas ou apartamentos, são uma ótima escolha para economizar, fazer amigos, se divertir e explorar o que a cidade tem para oferecer. Mas não só para eles! Este tipo de moradia é muito mais do que uma opção acessível para quem estuda, é um estilo de vida possível para todos.

Se você está procurando dividir apartamento pela primeira vez ou já é experiente, há muitas coisas que precisa saber antes de alugar um novo quarto. A perspectiva de morar com estranhos pode ser assustadora para qualquer um, mas nós vamos ajudá-lo para que você comece.

Quarto em uma casa compartilhada

O que é flatsharing?

Em poucas palavras, podemos definir flatsharing como duas ou mais pessoas morando na mesma propriedade. Todos tem seu próprio quarto, mas os outros cômodos da casa, como a sala de estar, cozinha, sala de jantar, banheiro etc. são compartilhados. Esse sistema se tornou muito comum nas grandes cidades, aonde o custo de vida é elevado.

As pessoas que dividem imóveis são chamadas de flatmates ou housemates. Às vezes as pessoas dizem roommate, mas isso é quando você divide o quarto. Fique atento a isso quando for procurar anúncios de moradia.

>>> Como escolher um Roommate

Por que flatsharing?

  • Economia nas despesas;
  • Escolher um lugar melhor para morar;
  • Ficar mais próximo dos serviços da cidade;
  • Conhecer novas pessoas e culturas;
  • Não ficar sozinho;
  • Dividir as tarefas domésticas

Amigas que dividem apartamento

Dividir um imóvel permite que os gastos com aluguel, água, luz e outros serviços básicos sejam divididos entre os moradores. Com isso, o custo de viver em uma cidade grande fica bem menor e você pode aproveitar muito mais a vida com o dinheiro que economizou.

Além disso, dividir te possibilita poder escolher um lugar melhor e mais descolado do que poderia pagar normalmente. Isso também significa morar em um imóvel mais bem localizado, próximo do transporte público, otimizando o tempo até chegar no seu trabalho ou local de estudo, além de ficar mais perto dos serviços do centro da cidade que escolheu.

Amigos conversando em sacada de casa compartilhada

Dividir um imóvel permite que os gastos sejam divididos entre os moradores

Outro benefício do flatsharing é o aspecto social. Mudar-se para uma nova cidade, seja para estudar, trabalhar ou começar uma vida nova, pode ser uma jornada solitária. Em uma moradia compartilhada, você automaticamente conhecerá novas pessoas para conversar e te fazer companhia, conhecerá novos hábitos e culturas, além de criar laços de amizade que podem durar a vida toda. E, claro, as tarefas domésticas do dia-a-dia, como lavar louça, cozinhar e passar roupa se tornam mais fáceis tendo outras pessoas para assumi-las com você.

Amigos sentados em uma sala ouvindo música e se divertindo

Com quem dividir o lar?

O flatsharing é para todos, mas é importante pensar no flatmate que mais se encaixa com o seu estilo de vida. Por isso, é muito comum que as pessoas passem por um processo de entrevista para dividir uma casa, geralmente com todas as pessoas que vivem atualmente na residência. Alguns lares são como família, então é importante ter certeza de que a pessoa que eles deixaram entrar vai se adaptar.

  • Estudantes

Às vezes, o custo-benefício de viver em flatshare é muito mais compensador do que viver em um alojamento. Muitas áreas onde vivem estudantes são cheias de propriedades projetadas para compartilhamento.

  • Jovens profissionais

Um novo emprego significa uma nova cidade, uma nova vida. O flatsharing com outros jovens que estão no mesmo momento da carreira que você é uma ótima maneira de conhecer novos estilos de vida.

  • Pessoas acima dos 40 anos;

O flatsharing não é só para as gerações mais jovens. Na verdade, é uma tendência entre as pessoas mais velhas.

  • Casais

Só porque vocês se juntaram, não significa que não possam ter flatmates! Muitas casas recebem casais e é um bom jeito de fazer novos amigos.

Amigos vendo TV no sofa

Separamos as principais informações que você precisa para encontrar a moradia ideal, o local mais adequado e o colega de quarto perfeito. Morar com desconhecidos pode ser um desafio, mas, com as dicas úteis que traremos aqui, sua busca ficará muito mais tranquila. Para começar, vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de procurar seu novo quarto.

Encontre quarto para alugar

Comentários do Facebook