Mas, afinal, o que é roommate?

o que e roommate roomgo brasil

Mas, afinal, o que é roommate?

Roommate, em inglês, compañero/a de piso, em espanhol, colocataire, em francês ou simplesmente colega de casa, em português. Os roomies, como são carinhosamente chamados, são as pessoas que dividem um apartamento ou uma casa. Mas é claro que é mais do que isso: roommate é aquela pessoa com quem você vai passar boa parte do seu dia, já que vocês estarão compartilhando o mesmo espaço.

“Compartilhar”, aliás, é, na minha opinião, uma palavra mais adequada a essa situação do que “dividir”. Digo isso porque, em vez de pensar que cada um usará uma parte da casa, pode ser mais saudável dizer que vocês estão usufruindo de um mesmo bem. Vocês passarão a compartilhar a mesa do café da manhã e do jantar – do almoço talvez? Vocês poderão compartilhar as amizades. Não sabe o que fazer no sábado à noite? Quem sabe seu companheiro de apê não tem um bom programa? E vocês também poderão se ajudar em momentos difíceis. É, afinal, aquela pessoa que você vai encontrar em casa depois de um dia ruim no trabalho ou na faculdade.

Como já mostramos por aqui, existem muitos benefícios de ter um companheiro de apê. Entre eles, o fato de você economizar nas contas no fim do mês, ter companhia para ver um filme no domingo à noite e aprender a ocupar um espaço comum.

É preciso, por isso, escolher o colega de apê com cuidado.

o que é rommate colega de apartamento roomgo

Como encontrar um Roommate?

Nem sempre é tarefa fácil encontrar o seu par perfeito para dividir um apartamento. Ter algumas ideias na cabeça, no entanto, podem ajudar nessa procura. Aqui no Roomgo, a busca fica mais fácil já que você pode escolher com quem vai morar a partir de dados como idade, gênero e ocupação. Sabe que quer dividir com mulheres estudantes? Ótimo, coloque isso na busca e você vai encontrar uma lista de garotas que estão buscando um lugar para chamar de lar. Quer homens trabalhadores? Legal, por aqui você vai ter acesso a esses usuários, o que vai tornar esse procura um pouco mais simples. Aqui, separamos algumas dicas para quem quer dividir apartamento com meninas ou com meninos.

Veja quartos para alugar

Para que o match entre companheiros de casa dure bastante tempo

Nem sempre a relação entre duas (ou mais) pessoas que moram juntas é fácil. Ceder, ter empatia e paciência são alguns exercícios que serão feitos com certa frequência. Entretanto, existem algumas dicas para que a relação não se desgaste rapidamente. Entre eles, conversar sempre com a pessoa, assim que o problema surgir. Por exemplo, você chegou em casa louca para fazer um brigadeiro e descobriu que a lata de leite condensado não está mais lá? Fale para a pessoa que você ficou chateado/a com essa situação. Não espere até ela já ter pegado boa parte da sua comida até ir ter uma conversa. Assim, você estará mais tranquilo e as chances dessa situação se repetir diminuirá muito.

Além disso, determine as regras de convivência desde o início: entre elas, como funciona a geladeira (uma prateleira por pessoa ou tudo misturado?), a limpeza, a frequência com que amigos/as e namorados/as podem fazer visitas. Esclarecer isso desde o início ajuda a evitar conflitos. A vida em comum vai ser muito mais simples e harmoniosa.

Filmes para entender o que é ter roommates

É a primeira vez que você vai compartilhar um lar e quer ter uma ideia mais prática das questões que envolvem um/a companheiro/a de casa? Separamos alguns filmes que mostram as dores e as delícias de ter um colega de casa e dividir um lar:

Talvez um dos filmes mais clássicos sobre o tema, Albergue Espanhol conta a história do francês Xavier, que, mesmo sem falar espanhol, decide se mudar para Barcelona para trabalhar no Ministério de Finanças da capital catalã. Lá, ele divide apartamento com uma inglesa, uma espanhola, um dinamarquês, um italiano e um alemão. O filme apresenta desde a entrevista feita com Xavier para que more com essa turma até que compartilhem, de fato, o mesmo lar e mostra bem o que é ter um roommate.

Outro clássico que aborda a temática da vida entre roomies é Um lugar chamado Notting Hill. Impossível não lembrar do divertido Spike, que divide o lar com William Thacker. Thacker vive um romance com a famosa atriz de Hollywood Anna Scott, que passa a frequentar a casa de porta azul do bairro londrino. O drama ganha doses de humor justamente por Spike, seja porque ele entra no banheiro quando Anna está tomando banho — e agradece a Deus por isso —, seja porque é ele quem acaba deixando escapar que a atriz está em sua casa — o que atrai paparazzis para sua porta.

O francês “E se vivêssemos todos juntos?” mostra amigos de várias décadas que decidem dividir uma casa. Ao chegarem na terceira idade, um deles vai parar em um asilo. Eles decidem, então, que a melhor alternativa é tirar o companheiro de lá e irem morar todos juntos na mesma casa. Assim, terão companhia e um poderá cuidar do outro. O jovem Dirk, que está escrevendo uma tese de doutorado  e decide fazer sua pesquisa de campo com o grupo também se muda para lá.

Um bônus

É claro que Friends, uma das séries mais amadas de todos os tempos, não poderia ficar de fora. Na produção norte-americana, é possível conferir, com muito humor — e também algum drama — o lado positivo e negativo de dividir apartamento com os amigos. Monica é roommate da Phoebe, que divide apartamento com a Rachel, que se muda para a casa do Joey, que mora junto com o Chandler. São muitas configurações diferentes, em momentos distintos, e todas elas mostram um pouco sobre como é morar junto, quais limites respeitar e como é importante ter alguém que você ama por perto, entre outros temas. Imperdível!

E aí, agora que você sabe o que é roommate você já está pronto para começar sua busca por um colega de quarto! Passe no Roomgo e crie seu perfil para buscar ou anunciar quartos em todo o Brasil.

Veja quartos para alugar

Comentários do Facebook