Quarto feminino: dicas para dividir apartamento com amigas harmoniosamente

dividir apartamento com amigas room go brasil

Dividir apartamento com amigas e compartilhar a vida com elas  é um rito da passagem para várias pessoas vivendo em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Alugar um quarto feminino pode ser uma ótima maneira de economizar e de dividir bons momentos com amigas. Mas como convivência sempre com outras pessoas tem sempre seus percalços e a gente não quer que morar juntas estrague a amizade, o Roomgo te dá dicas para dividir casa com as amigas de uma maneira harmoniosa.

Encontre quartos para alugar

1. Cuidado com a cabeleira

Dividir apartamento com amigas provavelmente significa muito cabelo em todos os cantos. Em uma casa com muitas meninas, é importante ter bastante cuidado com os cabelos que caem por aí e podem entupir pias e ralos. É preciso que todo mundo tenha bom senso e recolha os fios que ficam pelo banheiro depois do banho. Assim, todo mundo fica feliz.

>>> Quanto custa dividir um apartamento

2. Não faça muito barulho

Tome cuidado com o volume da música ou das suas conversas no telefone ao dividir apartamento com amigas. A maioria dos apartamentos têm paredes bem finas, então, vale a pena ser respeitoso quando suas colegas estiverem em casa. Tenha atenção especial a isso se as amigas com quem você divide casa estudam ou trabalham em turnos, elas provavelmente serão muito mais sensíveis ao ruído.

dividir apartamento com amigas room go brasil

3. Ao dividir apartamento com amigas o diálogo é fundamental

Dividir apartamento com amigas é um grande desafio. Afinal, ser muito amiga de alguém não necessariamente significa que vocês vão conseguir morar juntas sem problemas de cara. Por isso, é muito importante conversar, detalhar regras, falar francamente sobre o que pode incomodar uma ou a outra. Tente sempre se colocar no lugar das pessoas que moram com você antes de falar para ver se suas reclamações fazem sentido. Definir algumas regrinhas desde o início, como quem limpa o que quando, o que é de uso comum, o que deve ser comprado individualmente e outros detalhes podem ajudar vocês a terem uma convivência harmoniosa desde o início. Afinal, ninguém quer que morar juntas arruíne a amizade.

>>> República estudantil: o que é?

4. Use áreas comuns com bom senso

Ao dividir apartamento com amigas, vocês vão ter áreas comuns que são para o uso de todas. Tenha bom senso ao usar a cozinha, o banheiro e a sala. Estes são espaços de todos e devem ser mantidos de forma que todas se sintam bem neles. Se você é o única no apê com um namorado, tente não dominar a sala para ver Netflix com seu amor todo santo fim de semana ou, pelo menos, pergunte para suas colegas de casa se elas estão de boa com isso.

5. Organize-se na hora de emprestar roupas

Ao dividir apartamento com amigas, certamente vai rolar aquela hora em que você acha que não tem nada no seu armário e vai pedir roupas ou sapatos emprestados para as amigas.  Usar coisas das amigas é bacana se todo mundo estiver de acordo com isso. Conversem abertamente sobre o assunto e sobre quais coisas cada uma está confortável de emprestar e com qual frequência, se todo mundo estiver de acordo, sempre devolva seus empréstimos limpos e no mesmo estado em que você pegou.

dividir apartamento com amigas room go brasil

>>>Por que dividir um apartamento é melhor que morar sozinho

6. A TPM conjunta é real

TPM coletiva é uma verdade e pode ser perigosa pra todo mundo. Afinal de contas, com um monte de meninas morando juntas, pode ser um momento emocional difícil pra todas vocês. Evite discutir nesta época para não brigar por bobagem. Além disso, aproveite que você está dividindo apartamento com amigas: aproveite que está entre mulheres e não negue o carinho das suas roomies. Fale sobre seus medos e tristezas com elas que tudo fica melhor.

7. Política da geladeira

As amizades podem azedar tão rapidamente quanto o leite na parte de trás da geladeira quando um colega de casa superestima a generosidade de outro e “pega emprestado” um lanche que não é seu. Ao dividir apartamento com amigas, defina muito bem o que são alimentos é de uso comum – pelos quais todas devem pagar – e o que é de uso pessoal. Tudo bem você usar algo que sua amiga tem sobrando pra cozinhar em um domingo de chuva, mas pergunte antes e reponha o mais rápido possível.

Pessoa com fome

>>>Quais os benefícios de ter colegas de quarto?

8. Não deixe suas coisas pela casa

Há quem diga que só na hora de se mudar a gente  se dá conta de quanta tralha juntamos. Se você tem aquela vibe meio acumuladora, lembre que ao dividir casa com suas amigas, você precisa manter seus pertences no seu espaço e não deixar casacos, bolsas, óculos ou outros acessório jogados por aí. Assim não dá confusão de você não achar algo bem na hora de sair e também se evita viver um ambiente bagunçado.

9. O meu, o seu, o nosso lixo

Vamos combinar: ninguém gosta de tirar o lixo. Cheira péssimo e é nojento. Mas mais nojento ainda é deixar o lixo morando semanas na sua cozinha ou área de serviço porque ninguém tira.  Uma boa ideia para não chegar neste ponto é criar um revezamento de tirada de lixo, assim, ninguém faz esse trabalho sozinho e a casa fica limpa e agradável por mais tempo.

dividir apartamento com amigas room go brasil

10. namorados e visitas

Um jeito infalível de criar conflito ao dividir apartamento com amigas é colocar gente demais em um espaço que já é pequeno. No caso de namorados e visitas, sempre converse com suas amigas antes para saber se elas não se importam e avise antes de levar pessoas pra casa de vocês. Principalmente se todo mundo está passando por apertos financeiros, é bom ter bom senso: visitas que praticamente moram na sua casa devem contribuir com limpeza, mantimentos e dependendo da situação, até o aluguel. Mas antes de iniciar uma revolução por causa disso, tenha uma conversa franca com as suas amigas.

Curtiu nossas dicas para dividir apartamento com as amigas numa boa? Então, crie sua conta lá no Roomgo e comece a procurar seu novo lar. É rápido e seguro! Também é possível entrar em um dos nossos grupos no Facebook para compartilhar sua oferta de quarto ou perfil de busca com muito mais gente!

Encontre quartos para alugar

Comentários do Facebook