Por que é melhor dividir um apartamento do que morar sozinho?

dividir apartamento melhor que morar sozinho roomgo roommate

Dividir apartamento e morar com outras pessoas pode ter muitas vantagens que nem imaginamos, e isso para os mais diversos perfis de pessoas. Morar sozinho exige muita organização e responsabilidade redobrada, além de uma condição financeira favorável, sobretudo em grandes centros urbanos, o que não está sempre ao alcance de todos. Compartilhar despesas e o espaço de vida tem diversos aspectos positivos e pode ser uma experiência ótima em diversos níveis: Roomgo está aqui para ajudar nessa busca.

Jovens que estão deixando a casa dos pais, começando uma vida a dois ou indo estudar em outra cidade, profissionais em busca de novas oportunidades em outras cidades, mudanças repentinas na vida: muitos são os perfis e as razões pelos quais dividir um apartamento ou casa pode ser uma experiência vantajosa.

Encontre pessoas para dividir apê 

dividir apartamento melhor que morar sozinho roomgo roommate

Jovens que estão saindo da casa dos pais, em busca de sua independência financeira, indo estudar em outra cidade, pensando em morar com seu par ou mesmo todas essas opções juntas, podem ter certeza que dividir um lugar para morar será uma opção muito interessante. Arcar com as despesas de um apartamento inteiro sem ajuda pode ser difícil para jovens que estão recém começando a trabalhar e ainda não têm acesso aos melhores salários.

>>> Como se planejar para sair da casa dos pais

Profissionais em ascensão podem ser obrigados a morar muito longe do trabalho caso os valores dos aluguéis sejam muito altos. Sair de uma cidade menor para estudar em um grande centro urbano pode representar muitas despesas extras para uma família, então dividir um apartamento ou casa com outro(s) estudante(s), que você poderá facilmente encontrar no Roomgo, pode ser uma ótima solução para que a tão sonhada faculdade vire uma realidade sem prejudicar a situação financeira de toda a família.

Profissionais muitas vezes devem se mudar para seguir a empresa ou, no caso de um mercado de trabalho sem muitas oportunidades na cidade natal, mudar de local em busca de novas oportunidades é uma ideia bastante recorrente. Chegar em uma cidade nova (como São Paulo ou Rio de Janeiro)em busca de trabalho significa ter que gastar a mais até que a situação financeira esteja mais estabilizada, então dividir um local para morar com outras pessoas permite que você faça as economias necessárias para conseguir dar esse passo na vida.

Quais são os benefícios de dividir a casa?

Diante dessa opção de dividir um lugar para morar, podemos nos perguntar se realmente vale a pena abrir mão de ter um lugar só pra si. As vantagens de morar com outras pessoas são muitas, e aqui vamos abordar as que consideramos as principais, aquelas que realmente têm peso na decisão.

dividir apartamento melhor que morar sozinho roomgo roommate

A economia que você fará ao dividir um apartamento ou casa realmente está no topo da lista das vantagens de morar com outras pessoas. Compartilhar as despesas, não só o aluguel, mas taxas de condomínio, assim como luz, eletricidade, internet e gastos com supermercado que são considerados coletivos, sem dúvida permitirá que você economize dinheiro (confira aqui um artigo sobre divisão de despesas). Às vezes fazemos as contas e percebemos que, com nossos meios, não podemos pagar um lugar bacana ou as contas ficariam pesadas demais: compartilhando tudo isso com outras pessoas, as possibilidades são mais numerosas.

Compartilhando as despesas, você poderá morar em um lugar melhor do que moraria se alugasse sozinho, e com Roomgo é fácil encontrar o parceiro ideal. Morar perto do trabalho, com uma boa localização, perto dos pontos da cidade que você gosta, como parques e comércios, além de poder alugar um apartamento mais espaçoso, iluminado, confortável e com todas as comodidades pode se tornar algo bastante caro. Ter acesso a todas as facilidades que você não conseguiria pagar sozinho e morar melhor, com mais conforto e com uma melhor localização, são ótimas razões para dividir um lugar para morar com outras pessoas.

dividir apartamento melhor que morar sozinho roomgo roommate

Dividir apartamento é ótimo para socializar

Esta vantagem se aplica à pessoas que não gostam de ficar sozinhas ou que cresceram em uma família grande, com muitos parentes, irmãos, primos, tios, avós e são acostumadas a viverem com várias pessoas em torno, com a sensação de “casa cheia”, e estranham a sensação de morar sem ninguém, podendo chegar a sentir solidão: ter alguém em casa depois de um longo dia de trabalho, poder dividir uma refeição com alguém, criar uma relação de amizade e companheirismo ou mesmo poder contar com a ajuda de outra pessoa em uma situação de urgência são boas razões para querer ter gente por perto. Poder contar com companheiros de apartamento e ter companhia nas atividades do dia a dia são vantagens valiosas e ótimas razões para dividir apartamento, pois ninguém pode negar que ter alguém para conversar ou oferecer apoio e dar um conselho em uma situação complicada é muito positivo. Além de tudo isso, combinar viagens, atividades culturais, saídas noturnas e outros lazeres é mais simples quando as pessoas moram juntas, e Roomgo permite que você escolha colegas de quarto que têm algo em comum com você.

amigos comendo

Há algo que é unanimidade: tarefas domésticas tomam bastante tempo e têm tendência a se acumular. Lavar louça, lavar roupa, fazer compras, preparar refeições e fazer a limpeza da casa são tarefas fastidiosas e fazer tudo sem ajuda se torna rapidamente um calvário. Morando com outras pessoas, as tarefas domésticas podem ser organizadas em uma tabela, com sistema de rodízio e divididas de forma igualitária para que não fique pesado para ninguém, pois todos contribuem da mesma maneira. A casa poderá estar sempre arrumada e limpa se cada um fizer a sua parte e, caso alguém não faça, há sempre quem se lembra de prestar atenção na tabela, assim todos têm menos trabalho para manter o ambiente limpo.

amigos

E, dependendo do seu salário, compartilhar a moradia poderá permitir que você faça economias e, assim, tenha dinheiro extra para um projeto futuro. Dar entrada em um imóvel próprio? Fazer uma superviagem ao exterior? Comprar um carro novo ou usado? Pagar o curso dos sonhos? Ajudar alguém da família? Muitos projetos podem ser mais fáceis de serem colocados em prática se você consegue economizar um dinheiro extra.

Esperamos que este artigo possa ter ajudado você a compreender melhor as vantagens de compartilhar moradia com outras pessoas. Certamente há outros aspectos não evocados aqui, e a experiência e as vivências de cada um poderão completar essas vantagens e ajudar nesta tomada de decisão. O Roomgo, é claro, está aqui para ajudar a todos nessa procura!

Agora que você já sabe tudo sobre dividir apartamento, conte com o Roomgo para facilitar sua busca. Crie sua conta no nosso site e também entre em um dos nossos grupos no Facebook para procura e anúncio de quartos para alugar!

Encontre pessoas para dividir apê 

Comentários do Facebook