Dividir apartamento: como dividir a limpeza entre os roommates?

dividir limpeza apartamento casa roomies roomgo

Quem vai compartilhar uma moradia precisa saber desde o início que organizara limpeza da casa é uma tarefa que precisa ser cumprida. Em alguns casos, uma pessoa se responsabiliza por tudo, mas, em muitos outros, as atividades precisam ser divididas. Limpeza e compras de itens de uso comum, por exemplo, estão entre os temas que englobam todos/as os/as roommates, por isso, é preciso que todos fiquem a par das decisões e sigam o que foi acordado.

Listamos, a seguir, alguns pontos que podem ser mais delicados para quem divide um apê. No entanto, se tudo estiver definido e for bem comunicado desde o início, as chances de os conflitos aparecerem ficam bem reduzidas. Não esqueça que, se você está procurando um apê para dividir, temos muitas opções no Roomgo.

Encontre pessoas pra dividir apê

Dicas para divdir a limpeza da casa com os roommates

Organizar como será a limpeza do apartamento é primordial para quem vai compartilhar um imóvel. Afinal, é superdesagradável ser a pessoa que sempre faz a limpeza enquanto os outros não fazem nada. Porém, se a regra não estiver sido definida, fica difícil de cobrar a tarefa dos/as demais roommates. Por isso, a primeira dica que damos em relação à limpeza é decidir como será feita a faxina da casa.

Roommates vão dividir a limpeza

Se vocês mesmos desejarem dividir a limpeza da casa, também é preciso organização. Existem algumas opções neste caso. Na maioria das vezes, cada pessoa é responsável pelo seu quarto. Ou seja, dentro do “seu próprio ambiente”, quem dita as regras é você. Isso significa que você pode limpá-lo uma vez a cada dois meses e está tudo bem. A questão fica em relação aos cômodos comuns, como banheiros compartilhados, cozinha, sala, etc.

>>> Regras para dividir apartamento numa boa

Em algumas repúblicas, as pessoas optam por dividir a faxina por semana/quinzena ou até mesmo mês. Assim, cada pessoa fica responsável por limpar toda a casa na frequência combinada. Na semana/quinzena/mês seguinte, é outra pessoa, e assim por diante.

Há, também, a alternativa de fazer com que cada pessoa limpe um cômodo da casa. Dessa forma, na semana 1, uma pessoa fica com a cozinha, outra com a sala e outra com o banheiro. Na semana 2, os cômodos de cada morador/a mudam, para que haja uma rotação entre as tarefas. Um quadro com a divisão dos cômodos por pessoa pode ajudar na organização.

>>> Precisa dividir quarto? Isso não precisa ser um inferno! 

Outra opção, ainda, é fazer um mutirão de limpeza. Nesse caso, todos os moradores participam da limpeza juntos. É importante lembrar, como já falamos aqui, que a limpeza feita pelos/as moradores/as ajuda a reduzir os gastos da casa.

dividir limpeza apartamento casa roomies roomgo 2

Contratar uma faxineira?

Caso vocês optem por contratar uma pessoa para fazer a limpeza da casa, é necessário estabelecer a frequência e quais atividades ela deverá executar. Por exemplo, lavar roupa e louça entram nas tarefas dela? Qual será o valor pago pelo serviço? Quantos dias por semana ou por mês ela fará a faxina? Entrem em acordo para definir tudo, desde a frequência até o pagamento, para deixar tudo esclarecido. E, um ponto importante: a manutenção da faxina é função de todos/as. Por isso, não deixe de limpar o fogão depois de usá-lo e varrer a casa de vez em quando. Além disso, não esqueça que para que móveis e eletrodomésticos durem mais tempo, é preciso conservá-los bem. Então, geladeira, forno, microondas e armários devem ser limpos com frequência.

>> Como economizar durante a faculdade

quarto masculino dividir apartamento com amigos roomgo lavar louca

Louça suja

Algumas pessoas não se importam em deixar a louça suja na pia de um dia para o outro. Outras não suportam ver pratos, panelas e talheres esperando para serem limpos. Quando essas duas personalidades se encontram debaixo de um mesmo teto, os conflitos podem surgir. Para evitar desgastes na relação, combinem exatamente como as coisas devem ser. É permitido ou não deixar a louça de um dia para o outro? De qualquer forma, é importante não esquecer que imprevistos podem acontecer. Por exemplo, alguém que sai atrasado/a para o trabalho ou para a aula e deixa a louça suja até de noite. Em alguns momentos, por mais rigorosas que sejam as regras, é preciso tentar ser um pouco flexível.

Roupa suja

O economista Gilberto Braga já pontuou aqui no blog que, assim como fazer um mutirão de limpeza pode ajudar a reduzir custos, lavar toda a roupa suja de uma vez também contribui na economia. Caso vocês optem por essa opção, tentem determinar algumas regras, como com que frequência cada pessoa fica responsável por lavar a roupa de todos/as os/as inquilinos/as. E, mesmo se vocês optarem por cada um lavar a sua própria roupa, há itens de uso comum, como tapetes do banheiro, panos de prato e de chão que precisam ser lavados. Organizar a limpeza deles pode facilitar o convívio na casa.

Quem tira o lixo?

Outro ponto, considerado desagradável por muitos, é o lixo. Mas dividir a limpeza significa que não só uma pessoa vai tirar o lixo todas as vezes. Tirar o lixo do banheiro e da cozinha é uma das tarefas menos amadas em um lar, todo mundo sabe. No entanto, se ela for feita com frequência, não tem drama nem mau cheiro. Mais uma vez, o importante é definir a frequência que cada um precisa executar a atividade.

Pets

Os animais de estimação são uns amores, mas, convenhamos, podem dar trabalho. Em geral, as tarefas relacionadas aos bichinhos são de responsabilidade do/a proprietário/a dele. É preciso, no entanto, definir o que e quem vai cumpri-las em caso de ausência do/a dono/a. Além disso, ainda que seja menos comum, em alguns casos – principalmente quando os/as roommates são amigos/as -, os animais de estimação são considerados de todos/as. Por isso, a divisão de tarefas relacionadas a ele, como limpeza da casa em caso de cocô ou xixi, por exemplo, passeio com o pet e alimentação dele devem ser definidas antes mesmo de adotá-los ou comprá-los.

Compras de uso comum

Existem algumas formas de organizar as comidas da casa: ou cada um tem seus próprios alimentos, ou tudo é de todo mundo. Uma última possibilidade é que apenas as coisas mais “duráveis”, como azeite, sal e açúcar, por exemplo, sejam compartilhadas. No primeiro caso, não há muito com o que se preocupar, pois cada pessoa compra o que deseja e quando deseja. Na maioria das vezes, a geladeira é dividida e cada pessoa tem direito a uma prateleira para colocar suas compras.

Já quando as compras são compartilhadas, é preciso estabelecer quem adquire e com que frequência as coisas serão compradas. Essa dica vale também para compras como produtos de limpeza.

>>> O que eu preciso dividir em uma casa compartilhada

Aconteça o que acontecer: fale da divisão da limpeza pessoalmente

É claro que todos esses pontos podem ser alterados conforme o tempo vai passando. O ponto crucial, no entanto, é a comunicação. Grupos de WhatsApp com os roomies pode ser uma boa ideia para trocar informações, mas evite discussões por ali. O melhor é sempre falar ao vivo, explicando o que incomoda você e estando disposto a escutar o ponto dos outros. Só assim o lar vai ser um lugar mais agradável. Essas conversas, que muitas vezes podem ser chatas, ajudam muito os roommates a terem uma casa em harmonia. Agora que você já tem algumas ideias de como dividir as tarefas domésticas, encontre um novo lar no Roomgo! 

Crie sua conta no nosso site e também entre em um dos nossos grupos no Facebook para procura e anúncio de quartos para alugar!  Você também vai se surpreender ao descobrir as vantagens de dividir um apartamento!

Encontre quartos para alugar 

Comentários do Facebook