Como escolher a opção ideal para dividir casa

Amigos sentados em uma sala ouvindo música e se divertindo

Em uma cidade grande, existem diversas opções para dividir casa: apartamentos, casas, repúblicas, kitnet… Como escolher?

Uma ótima forma de começar é definir onde você quer dividir casa e identificar alguns possíveis imóveis. Pensando em fatores dos lugares como fluxo do trânsito, proximidade da sua universidade e do seu trabalho, transporte público e segurança, é possível diminuir a quantidade de opções de acordo com suas necessidades.

 

Depois disso, vale a pena pesar os prós e os contras de cada um dos tipos de moradia compartilhada. Vamos lá?

Tipos de casa para dividir

Quarto em um apartamento compartilhado

Repúblicas

  • Opção mais indicada para estudantes, repúblicas são casas divididas com outros jovens universitários. Viver em uma república pode ser uma grande aventura, já que a interação social é o grande ponto positivo.
  • Outra vantagem é a divisão de gastos: numa república, os custos são mais baratos. Mas é necessário ser responsável… Imagina que chato chegar em casa e estar tudo escuro porque você esqueceu de pagar a conta de luz?
  • Pessoas que prezam pela organização, pela tranquilidade e por manter tudo sob controle podem ter dificuldades de se adaptar, e até não conseguir viver bem em uma república… De qualquer forma, essa pode ser uma oportunidade de aprender a conviver com as diferenças e a ser mais paciente!

Veja repúblicas para alugar

 

Grupo de amigos que moram em uma república estudantil tirando uma foto

 

Dividir casa ou apartamento

Apesar da dificuldade de se encontrar um colega para dividir casa, compartilhar apartamento pode ser uma boa opção para profissionais e estudantes mais tranquilos.

  • Oferecem mais privacidade do que as repúblicas, já que você provavelmente não terá que dividir quarto com mais ninguém.
  • Morando com menos pessoas, o lugar terá mais a sua cara. Você vai se sentirá mais em casa.
  • É preciso ser responsável com os cuidados com a casa quando se divide apartamento, já que você não vai morar sozinho. A falta de comprometimento em cumprir as tarefas domésticas sobrecarrega os outros moradores.
  • Também é importante estabelecer regras sobre visitas em casa. É sempre bom ter companhia, mas é preciso tomar cuidado para não deixar os outros moradores desconfortáveis. Além disso, visitas muito frequentes aumentam o valor das contas de casa.
  • Por falar em custo, este pode ser mais elevado, pois pode incluir gastos com aluguel, condomínio, luz, internet, alimentação, entre outros.

Veja apartamentos para alugar.

 

Amigos em casa compartilhada conversando em um quarto

 

Alugar quarto em pensionato

 

Boa opção custo-benefício para quem vai para casa apenas para dormir ou que não se incomoda em compartilhar o restante dos ambientes, pensionatos são casas grandes com um número alto de moradores.

 

  • Se prepare para ter uma vida bastante agitada: existem pensionatos com 40 moradores ou até mais! Você vai conhecer pessoas de diversas faixas etárias e com diversos motivos para viver ali. São estudantes, trabalhadores, imigrantes, famílias inteiras, gente que só está de passagem… Ufa! Quantas histórias!
  • Você não vai precisar se preocupar com o vencimento das coisas e com os valores exatos, já que nesse tipo de moradia você fecha um “pacote” com um valor que abarca todas as despesas.
  • Geralmente, pensionatos tem funcionários que se responsabilizam pela limpeza das áreas comuns. No entanto, lave a louça assim que usar. Acredite, sempre é um fator de discórdia!
  • Esse tipo de moradia costuma a ter regras mais rígidas em relação a horários, visitas e barulho. Converse antes de se mudar, para decidir se os termos condizem com o que você espera.
  • Também procure conversar com pessoas que vivem e viveram no pensionato que você está pensando em morar, para se informar sobre como é viver lá e também sobre questões de segurança do local.

 

Quarto em um pensionato

 

Kitnet

 

Pouco espaço, poucos gastos. Kitnets são apartamentos de metragem reduzida, que integram a cozinha e a sala com a área de serviço.

 

  • Em geral, um ponto positivo é a localização. Você gasta menos do que num apartamento comum, e pode morar num lugar descolado.
  • Bom para quem vive sozinho e faz questão de privacidade máxima.
  • Algumas quitenetes já vem mobiliadas. Isso é bom caso a sua grana esteja curta para comprar os móveis para a sua casa. Isso pode ser uma desvantagem, porque o cuidado precisa ser dobrado.
  • Sem ninguém pra dividir as contas, o custo pode sair um pouco mais salgado
  • Confira no nosso site se você estiver procurando por

Veja kitnets para alugar

 

Tudo escolhido? É hora de saber mais sobre como é feita a divisão (de gastos, utensílios, móveis e cômodos) em uma moradia compartilhada.

Comentários do Facebook