O que é moradia compartilhada e quais tipos de existem?

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

O que é moradia compartilhada e quantos tipos existem?

Moradia compartilhada, ou Flatsharing em inglês,  é quando pessoas que não necessariamente são da mesma família resolvem dividir uma casa ou apartamento para compartilhar o espaço, as despesas, as tarefas domésticas e claro, é óbvio, bons momentos.

Encontre pessoas pra dividir apê

A moradia compartilhada era muito popular nos anos 1970 e, com os avanços da sociedade moderna, as pessoas passaram a se isolar. Nesses 50 anos, o conceito de flatsharing evoluiu e, agora, torna-se novamente bastante popular. Há vários fatores que explicam a popularidade da moradia compartilhada hoje em dia, e um deles é sem dúvida o fato de que morar sozinho é bem caro e o preço dos aluguéis nas grandes cidades subiu muito.

Então, os profissionais da nova geração, com 20 e 30 anos, criam espaços para trabalhar e morar em conjunto. Assim o flatsharing  é uma maneira de compartilhar projetos, atividades, despesas e tarefas cotidianas, tornando a vida prática mais simples, menos cara, com maior mobilidade e plena de experiências enriquecedoras com pessoas que têm algo em comum com você.

>>>> Como dividir a limpeza com seus roommates 

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

Dividir casa ou apartamento é uma tendência cada vez mais presente no Brasil e no mundo, principalmente nas grandes cidades, visto que o custo de vida nesses lugares pode ser bastante alto e difícil de manter sozinho. Roomgo é a ferramenta perfeita para ajudá-lo nessa busca por um lugar perfeito, totalmente de acordo com o seu contexto e suas necessidades.

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

Tipos de moradia compartilhada

A origem das repúblicas estudantis remonta ao século XIV e passou por muitas evoluções ao longo do tempo. As repúblicas estudantis, como o nome já diz, destinam-se à estudantes e normalmente a estrutura é diferente do flatsharing: uma pessoa, proprietária, aluga quartos para estudantes, que não escolhem seus parceiros e, assim, não vivem intencionalmente juntos, tendo em comum apenas o fato de serem estudantes e morarem no mesmo local.

Um conceito mais moderno, é o de coliving. Neste tipo de moradia compartilhada, os moradores não se preocupam com quase nada – nem com a limpeza e arrumação –  porque todas as contas estão inclusas no aluguel.

No Roomgo há anúncios de pessoas que alugam os quartos que estão sobrando em suas casas ou apartamentos para estudantes, o que cria um tipo de república “caseira”, onde cada um é responsável pelas suas tarefas, não há taxas adicionais contra serviços e paga-se o preço proporcional ao aluguel do quarto.

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

Mas com o Roomgo também é totalmente possível criar uma república de um tipo diferente: um grupo de estudantes que já se conhece ou que não se conhece ainda poderá decidir sobre a dinâmica da casa em conjunto, sem a presença de um proprietário e de maneira mais intimista, e dividir as despesas. Além disso, compartilhando estilo de vida e interesses, a vida compartilhada pode ser enriquecedora para todos.

Profissionais também podem encontrar muitas vantagens em dividir uma casa ou apartamento com outros profissionais. Chegar em uma cidade para um emprego novo sem conhecer ninguém pode ser um pouco desorientador, e morar com outras pessoas poderá lhe dar estabilidade e segurança nessa nova fase. A costumeira solidão das grandes cidades pode ser substituída por um ambiente animado e colaborativo dentro de casa: quem não ficaria contente morando com um grupo de amigos pronto para passear, preparar um jantar ou assistir a um filme?

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

É importante lembrar um aspecto importante da moradia compartilhada: morar com desconhecidos é sem dúvida mais rápido para chegar ao número de pessoas para ocupar um apartamento grande, por exemplo, em um belo prédio em uma zona elegante da cidade, mas nada impede que você escolha morar apenas com pessoas conhecidas, formando um grupo de amigos para dividir a vida com você, época que sem dúvida será memorável na sua vida e deixará lindas lembranças.

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

Quais as vantagens dessas moradias compartilhadas?

Morar com pessoas que têm atividades e estilo de vida parecidos tem inúmeras vantagens. Morar em um apartamento com o proprietário tem vantagens administrativas que são inegáveis no caso de pessoas com vida nômade ou que ainda não escolheram um local definitivo para viver, pois contratos de aluguel formais normalmente demandam uma situação financeira bastante estável e até mesmo vantajosa, dependendo da cidade. Agências costumam ser ainda mais exigentes com relação aos seus inquilinos, o que pode tornar a tarefa de alugar um apartamento praticamente impossível em algumas situações. Alugando um quarto no apartamento de um proprietário, os obstáculos burocráticos são infinitamente menores e sua mobilidade está garantida, tendo em vista que a entrada e saída do apartamento podem ser feitas de maneira mais rápida e prática.

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos

Por outro lado, criar sua própria república de estudantes também pode trazer inúmeras vantagens: você não terá a sensação de ir morar na casa de alguém, o que pode ser o caso alugando diretamente de um proprietário, mas sim de criar um espaço comum com um grupo de amigos ou com pessoas que compartilham interesses e estilo de vida com você, elaborando em conjunto as bases do que vocês esperam de um novo lar.

Morar com outros profissionais também têm vantagens: pessoas com o mesmo ritmo e estilo de vida que você e possivelmente com outros pontos em comum, o que dará a oportunidade de viver experiências enriquecedoras e dividir sua rotina com pessoas que têm a ver com você. Nas grandes cidades, já existem espaços de “co-working”, onde pessoas alugam espaços para trabalharem juntas, e a extensão dessa ideia à vida pessoal pode criar belos espaços de moradia colaborativos, onde colegas de trabalho moram juntos. Caso as outras pessoas sejam conhecidas, ainda melhor: elaborar a dinâmica da vida em grupo e as responsabilidades de cada um será ainda mais simples.

o que é flatsharing roomgo brasil dividir apartamento alugar quartos roomgo logo

Roomgo é uma ferramenta simples de utilizar, basta se inscrever no site e procurar ou oferecer quartos. O site reúne pessoas que têm quartos disponíveis em seus apartamentos e desejam incrementar a renda e pessoas que procuram quartos para dividir as despesas ou, quem sabe, para fazer novos amigos. Inscreva-se hoje mesmo e procure rápido sua nova casa na cidade! Com opções para todos os gostos e bolsos, Roomgo vai ajudar todo mundo na sua busca por um novo lar!

Faça sua conta no Roomgo

Comentários do Facebook