Quais as regras em repúblicas de estudantes?

republicas regras estudantes roomgo Amigos estudantes tocando violão em uma república

 

Cada república estudantil tem suas regras específicas. No entanto, separamos algumas dicas importantes para você estudante universitário que está indo morar em república de estudantes. Repúblicas são ótimas para estudantes que estão vindo de outras cidades estudar. A convivência com outros estudantes pode gerar grandes amizades, mas existem algumas regras que você precisa seguir e também algumas dicas para tornar essa experiência ainda melhor.

 

republicas regras estudantes roomgo  brasil Amigos em uma república estudantil

Encontre repúblicas no Roomgo

Regras para viver em república: privacidade

  • Seu quarto é seu refúgio. Porém, ao dividi-lo com outros colegas, pontos como limpeza, barulho e privacidade podem causar conflitos. Uma boa conversa é sempre fundamental.
  • Independentemente de dividir ou não o quarto, é de bom tom sempre perguntar se os outros moradores estão confortáveis com visitas. Às vezes elas podem ser estressantes para quem teve um dia cheio e só quer ficar em paz.
  • Além disso, se seu/ sua namorado/ namorada está sempre na sua casa, essa pessoa também se torna uma moradora. Dormindo três vezes por semana, as despesas já aumentam. Tenha bom senso e combine com o seu amor para que um não viva na casa do outro, pois isso pode se tornar um stress para as pessoas com quem vocês compartilham casa.
  • Algumas repúblicas tem códigos para avisar que existe visita no quarto. Converse com os seus colegas para combinar.

 

Amigas conversando em um quarto em uma república estudantil

 

Cuidando da limpeza

  • Uma regra que vale para república ou qualquer outro tipo de moradia é o bom e velho: “Sujou, lavou. Usou, guardou.” Segui-las te dá legitimidade para cobrar a mesma postura das pessoas com quem você compartilha a casa.
  • Manter a limpeza da casa é essencial, seja em um esquema de faxina coletiva ou contratando serviços profissionais. Caso decidam contratar faxina profissional, conversem previamente para o rateio de mais essa despesa.
  • Uma opção é criar uma escala de tarefas semanais que seja rotativa, assim evita que a mesma pessoa seja sempre responsável por passar pano na cozinha, por exemplo. Siga a escala religiosamente, mantendo assim o bom funcionamento da sua república.
  • Não mexa na comida que não te pertence. Isso é um dos maiores motivos para dar briga em repúblicas, e é uma situação muito simples de evitar. Caso você realmente precise usar alguma coisa, tenha o cuidado de perguntar para o dono se pode usar e depois repor.
  • Uma das vantagens do flatsharing é poder compartilhar as coisas com seus colegas, mas lembre-se de avisar sobre empréstimos e checar se o colega está de acordo ou não.

 

Quarto estudantil em uma república de estudantes

 

Algumas outras regrinhas básicas para morar em república

  • Grupos de estudos podem ajudar naquelas matérias mais difíceis da faculdade e ainda serão uma desculpa para se reunir com a galera durante a semana.
  • Festas de repúblicas são famosas, mas organizar a sua nem sempre é fácil. Uma boa ideia é pedir uma contribuição financeira dos convidados para garantir as comidas, bebidas e a faxina do dia seguinte.
  • Tenha carinho pela sua casa! Repúblicas tem má fama de não manter a casa em bom estado, então evite esse rótulo e deixe a residência bem apresentável e habitável para próximos inquilinos.
  • Tente manter um bom relacionamento com os vizinhos. Isso significa não fazer barulho durante a semana, não deixar a rua suja depois de festas e até mesmo comunicar previamente quando decidirem fazer um agito em casa. Isso ajuda a evitar que chamem a polícia de repente por causa do barulho e isso detone sua festinha.
  • Caso morem em apartamento, ter as regras do condomínio na ponta da língua ajuda a evitar transtornos com o síndico e os outros moradores, além de manter a sua boa imagem com eles.

Amigos em uma república estudantil cozinhando juntos

 

Lembre-se sempre das regras: “Sujou, lavou. Usou, guardou.”

  • Converse com seus colegas de república sobre o que te agrada e o que te incomoda. O diálogo entre os moradores é uma peça-chave para a boa convivência e evita brigas maiores.
  • Caso você precise da ajuda dos pais para se manter em uma república, mantê-los informados de como vão as coisas por aí pode ajudar a não terem dúvidas de que fizeram a escolha certa.
  • O bom senso deve ser o seu melhor amigo. Viver com pessoas de diferentes locais, com hábitos diferentes dos seus pode ser um desafio, mas a aprendizagem obtida com essa experiência é para a vida toda.
  • Aproveite bastante, e registre os momentos sempre que possível. Te garantimos que você vai sentir saudade!

Encontre repúblicas no Roomgo

Comentários do Facebook