Dicas para estudantes e profissionais de mudança para São Paulo – SP

SP

São Paulo, o maior centro urbano da América Latina e a cidade mais cosmopolita do Brasil, é um local muito procurando por estudantes e sobretudo por profissionais vindos de outras cidades em busca de oportunidades, pois a capital concentra muitas empresas em diversos ramos. Cidades grandes normalmente têm alto custo de vida, e São Paulo não foge à regra: aluguéis, transporte, alimentação e lazer podem se tornar um gasto pesado para quem está começando ou para quem não tem um salário muito alto. Roomgo pode ajudar nessa busca!

Encontre quartos 

SP

O que levar em conta ao dividir um apartamento em São Paulo

São Paulo é uma cidade enorme, então é preciso, inicialmente, definir os locais de procura, assim como o orçamento. Centro, Mooca, Alto da Mooca, Água Rasa, Liberdade, Cambuci, Paraíso, Vila Prudente, Saúde, Jardins, Pinheiros, Brás, Bela Vista, Consolação, Perdizes, Barra Funda, Santa Ifigênia, Bom Retiro, Itaim Bibi, Moema, Butantã… Há muitos bairros em São Paulo, próximos ou distantes do centro, para todos os gostos e bolsos, e no Roomgo há muitas opções.

 >>> Quanto custa dividir apartamento em SP

SP

O que é útil ter perto de casa

Como toda capital cosmopolita, São Paulo conta com muitas ofertas de tudo o que se pode imaginar: comércio, lazer, opções culturais, universidades e transportes são algumas das comodidades que podem ser encontradas. Na hora de escolher um lugar para morar, é preciso considerar a localização do apartamento em relação às atividades diárias e também o que precisamos ter por perto. Você gosta de sair à noite e ir a pé em bares e restaurantes, além de gostar de ter comércio aberto até mais tarde? Ou você não se importa de ficar bastante tempo no transporte, desde que sua morada seja em um lugar tranquilo e arborizado, como se fosse uma cidade menor? Estação de metrô nas proximidades e supermercados são vantagens a serem observadas na hora de escolher um bairro em São Paulo.

>>> Melhores bairro em SP para estudantes

SP

O que evitar perto de casa

Barulho de trânsito intenso talvez seja um dos piores problemas dos centros urbanos. Na hora de alugar um apartamento em SP, é melhor observar se há um minhocão perto das janelas ou um ponto de ônibus bem na frente do prédio, que mesmo sendo útil na hora de voltar para casa, pode incomodar pelo barulho contínuo e atrapalhar seu descanso.

SP

Quantos estudantes e profissionais moram em São Paulo?

O Brasil conta com quase 210 milhões de habitantes, e São Paulo, a cidade mais populosa do país, passando na frente do Rio de Janeiro e Brasília, acolhe cerca de 12 milhões de pessoas. Segundo o IBGE, em 2017 a capital paulistana ganhou 68.475 moradores, o que quer dizer que São Paulo ainda é um destino muitíssimo procurado para quem busca oportunidades. Com a rede de ensino geral mais extensa do país, 5 universidades federais e estaduais, mais de 70 faculdades e universidades, além de outros estabelecimentos, totalizando 521 instituições de ensino superior, muitas bastante conceituadas, São Paulo atrai muitíssimos estudantes de todo o país. Totalizando 1.109.693 matrículas no ensino superior em 2010, não é de se espantar que toda essa população estudantil procure meios de morar de maneira mais econômica. Da mesma forma, sendo o centro comercial e de negócios da América Latina, com milhares de empresas, incluindo diversas multinacionais e grandes indústrias, São Paulo é um local de perfil profissional: muitos vêm à cidade para trabalhar.

SP

Dividir apartamento é comum em São Paulo?

E como! Dividir casa em São Paulo não é mais algo que fica entre os estudantes: diversos artigos relatam como compartilhar moradia é tendência também entre pessoas com mais de 30 anos. Muitos sites especializados, incluindo Roomgo, além das redes sociais, possibilitam a formação do que é chamado de “repúblicas tardias”, habitações coletivas que veem na proposta a possibilidade de aliviar as contas do mês. Ainda segundo dados do IBGE, os domicílios compostos por duas ou mais pessoas sem parentesco na cidade aumentou de 0,3% em 2000 para 0,7% em 2010, além de muitos grupos em redes sociais fervilharem com ofertas e demandas por quartos.

SP

As áreas preferidas dos estudantes em SP

Chegando em São Paulo para estudar, é importante se informar para escolher os melhores bairros. É preciso levar em consideração o local de estudo, o tempo de transporte, além, é claro, os preços. Na zona oeste, o Butantã é um conhecido bairro de estudantes, pois compreende a Cidade Universitária, sede de USP, universidade muitíssimo conceituada, e do Instituto Butantã, um reputadíssimo centro de pesquisa biomédica que está entre os melhores do mundo. O bairro conta com a maior concentração de praças da cidade, além de um grande shopping center e a linha 4 do metrô. A Vila Mariana faz parte da região conhecida como Centro Expandido que, como o nome indica, fica próxima à região central de São Paulo. O bairro fica próximo às universidades ESPM e Belas Artes e é conhecido pelo ecletismo dos moradores e pela agitada vida noturna, com diversos bares e ótimos restaurantes. Além disso, na Vila Mariana há 5 estações de metrô: Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz e Chácara Kablin.

>>> Tudo que você precisa saber sobre republicas estudantis

SP

Os polos econômico-financeiros de São Paulo

São Paulo é um dos maiores polos econômicos e financeiros da América Latina, o estado mais rico do Brasil e também o com o maior PIB. Na cidade há pelo menos 7 centros financeiros: o principal é a Avenida Paulista, com sedes de bancos, multinacionais e hotéis, sendo um dos principais pontos da cidade. No centro, há a Bolsa de Valores, muitas empresas e hotéis. Há, também, a Avenida Brigadeiro Faria Lima, perto do bairro do Jardins e do Itaim Bibi na região oeste, além de Jabaquara e Alphaville, que fica em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Metro na cidade de Sao Paulo

Preços de aluguéis de apartamentos em São Paulo

Os preços dos aluguéis de apartamentos em São Paulo podem variar bastante! Em média, o aluguel de um apartamento de 60m² na cidade custa 2.100 reais, o que pode ser salgado para muitos. Em 2017, o aluguel nos bairros centrais caiu 1,8%, tornando a região mais atrativa para quem quer economizar. Os aluguéis mais altos da cidade são nos bairros Indianópolis, Vila Nova Conceição, Cidade Monções, Vila Olímpia, Itaim Bibi, Jardins, Jardim Europa, Pinheiros, Vila Uberabinha, Brooklin e Moema, com um custo médio mensal de aluguel variando entre 3 a 4 mil. Já no Brás, no Centro, na Liberdade, Campos Elíseos, Santa Cecília, Pompéia e Vila Madalena, é possível encontrar apartamentos entre 1.500 e 2.500 reais mensais. Com filtros de preços, Roomgo é a ferramenta certa para ajudar você na sua busca.

Cidade de Sao Paulo

Encontre a lista completa dos bairros mais populares no Roomgo em São Paulo aqui.

Seja a trabalho ou para estudar, morar em São Paulo vai ser mais simples e barato com a ajuda de Roomgo. Confira também nossas dicas sobre morar em São Paulo. Inscreva-se já!

Encontre quartos 

Comentários do Facebook