Como escolher um roommate

dividir quarto roommates roomgo brasil dividir apartamento

Existem inúmeras vantagens em dividir um apartamento: você tem companhia, divide as contas e conhece gente nova. A tarefa de escolher um colega de apartamento, no entanto, nem sempre é tranquila. No Roomgo, é muito fácil publicar um anúncio do seu quarto disponível. Cadastre-se aqui e, em menos de dois minutos, os usuários poderão ver o seu lar e se candidatar para morar nele. Mas logo que um monte de gente se candidata para morar com você bate aquela dúvida: como escolher um roommate?

Uma das alternativas para quem quer se dar bem com o seu roommate pode ser encontrar uma pessoa parecida com você. Vocês amam ver jogos de futebol no domingo à tarde, jogar videogame até altas horas, convidar os amigos para jantar em casa? As chances de que a moradia conjunta funcione são altas.

Anuncie seu quarto 

No entanto, existe aquele velho ditado que diz que “os opostos se atraem” e, há gente que se entende muito bem com quem é diferente. Um dos motivos é que a pessoa pode te ajudar a descobrir um novo mundo. Você nunca foi numa roda de samba? Você nunca viu uma partida de vôlei ao vivo? É possível que você conheça coisas que nunca tinha imaginado e se interesse por elas!

Dicas para escolher um roommate:

como escolher um roommate roomgo brasil colega de apartamento

Leve em consideração o momento da vida em você está

Se você está em um momento “delicado” da vida, como entregando o trabalho final de graduação, fazendo um mestrado ou um doutorado, ou mesmo esperando aquela promoção — e por isso precisa estar sempre descansado(a) e desestressado(a) — uma boa alternativa é tentar escapar das pessoas festeiras, que ficam ouvindo música até tarde ou que convidam os amigos para festas que duram até o amanhecer em plena terça-feira. O estresse da casa só vai prejudicar você nos seus planos profissionais e acadêmicos.

como escolher um roommate roomgo alugar quartos entrevista de roommate

Que perguntas fazer na entrevista com o possível roommate?

Não tem como escolher um rommate sem conhecer as pessoas interessadas em dividir casa com você. Para ajudar na hora de entrevistar seu possível roomie, selecionamos algumas perguntas. É bom lembrar que as questões tem dois lados ou seja, é preciso deixar claro para a outra pessoa que você também tem suas manias, seus gostos, suas preferências e perguntar bastante sobre tudo ajuda todo mundo a  fazer uma escolha consciente. Veja sugestões de perguntas:

Você tem animais de estimação?

Mesmo se você goste de animais de estimação, lembre que, se seu novo roommate tiver um, vai ter um pela sala, pela cozinha, pelo banheiro… Dependendo do bichinho, pode ser que ele adore comer sapatos ou pés de sofás…

Você tem alergia a animais de estimação?

Nesse caso, a pergunta é invertida já que quem tem o animal de estimação é você. Se o(a) candidato(a) tem alergia, é muito difícil que a casa seja um lugar confortável para ele(a).

escolher um roommate roomgo brasil

Você fuma?

Caso você não fume e deteste o cheiro de cigarro, é difícil (não impossível, é importante ressaltar) conviver com o odor. Uma dica, caso você tenha realmente gostado da pessoa, mas ela fuma, dá para estabelecer que só é permitido fumar na varanda ou no quarto, por exemplo. Mais uma vez: lembre-se de que se você é o(a) fumante(a), o inverso também pode valer.

>>> A cidade mais barata pra dividir apê na América Latina

Você trabalha ou estuda?

Uma das coisas que pode ajudar na convivência com o roommate é ter uma pessoa com um ritmo de vida igual ou parecido ao seu.

Você é organizado?

Essa é uma pergunta crucial, tanto quando é feita por bagunceiros, quanto por gente extremamente organizada. A chance de você se aborrecer ao morar com alguém que deixa toalha do banho no chão do banheiro, louças do jantar na pia até o dia seguinte ou livros espalhados pela sala, caso você seja um organizador maniático, é bem alta. Por isso, acenda o alerta.

>> Regras para dividir casa numa boa

É a primeira vez que você divide apartamento? Se a resposta for sim, explique tudo o que você espera de companheiro de casa. Deixe tudo bem claro desde início. Como num emprego, há coisas que as pessoas só aprendem vivenciando, e você vai precisar de paciência para lhe ajudar a incorporar esse novo estilo de vida. Compartilhar um apê, no entanto, não é nada complicado.

Por que você quer dividir apartamento?

Tente descobrir o motivo que fez com que a pessoa tomasse a decisão de sair de casa, pois é uma forma também de ver como a pessoa é. Por exemplo, se ela está procurando um novo lar porque brigou com o roommate antigo, é preciso saber o motivo do desentendimento, para que ele não se repita.

Como foram as outras vezes em que você compartilhou um apê?

Descubra como foram as outras vezes em que a pessoa compartilhou um lar. Entenda se ela é uma pessoa que ajuda na organização da casa, se ela era querida pelos(as) outros(as) moradores(as).

como escolher um roomate roomgo brasil

>>> Quanto custa alugar um quarto

O que você não suportaria que um(a) companheiro(a) de quarto fizesse?

Essa questão é importante já que ela pode indicar coisas que não vão funcionar de jeito nenhum. Por exemplo, ela é uma pessoa tranquila e não suporta que a casa esteja sempre cheia de gente, e você ama receber amigos(as), familiares e namorado(a)… A chance de dar certo é bem pequena. No entanto, se vocês não suportam as mesmas coisas, bom, aí as possibilidade de vocês se darem bem é alta.

Como você pagará as contas do apê?

A questão financeira é importantíssima na hora de escolher um roommate. Afinal, você não quer levar calote. Converse sobre como a pessoa pretende pagar as contas e não esconda nada dos custos. As questões financeiras podem ser, com frequência, um motivo de desentendimento.

>>> República estudantil: tudo que você precisa saber

Em paz com o seu roommate

Ter um roommate (ou mais de um) deve ser tranquilo e harmonioso, já que o lar é nosso aconchego. O feeling na hora de escolher um companheiro de casa alguém é algo que conta muito. Se você se deu bem com a pessoa logo no início da entrevista, pode ser que ela seja mesmo a pessoa ideal para compartilhar uma casa.

Crie sua conta no nosso site e também entre em um dos nossos grupos no Facebook para procura e anúncio de quartos para alugar!  Você também vai se surpreender ao descobrir as vantagens de dividir um apartamento!

Faça sua conta no Roomgo 

Comentários do Facebook