13 dicas para economizar dinheiro durante a faculdade

faculdade

Ganhar dinheiro tornou-se uma parte essencial da vida estudantil, à medida que aumenta a necessidade de renda extra para cobrir o aumento das mensalidades e do custo de vida. No entanto, melhorar o seu saldo bancário nem sempre significa encontrar novas maneiras de aumentá-lo, mas também descobrir novas maneiras de economizar dinheiro durante faculdade.

Portanto, juntamos aqui algumas das melhores maneiras pelas quais os alunos podem reduzir os gastos mensais.

Encontre quartos para alugar 

1. Coloque tudo no papel

Pode parecer um pouco entediante e longo, e a maioria dos estudantes teme analisar onde seu dinheiro é realmente gasto. O melhor e único jeito de fazer isso é colocar TUDO no papel (ou numa planilha). Elaborar um orçamento mensal é o melhor começo para economizar dinheiro durante a faculdade.

Você pode entrar em tão pouco ou mais detalhes quanto quiser, mas em um nível básico você quer descobrir onde indo o seu dinheiro. Depois disso, cabe a você estancar esses furos (com ajuda das dicas abaixo).

Confira nosso blog sobre como sobreviver na faculdade gastando o mínimo possível.

amigos comendo

 

2. Aproveite e use os descontos para estudantes

Um dos melhores benefícios da vida estudantil é, sem dúvida, uma boa quantidade de descontos para estudantes.  Não esqueça de fazer sua carteirinha de estudante e levar ela com você para todos os cantos. Não tenha vergonha de perguntar se tem desconto para estudante. Mesmo que você não veja nada anunciado, não há mal algum em ser um pouco insolente e perguntar. Mas tenha em mente que só porque algo tem um desconto para estudantes em faculdade, isso não significa que é sempre a opção mais barata!

 

3. Use sites de comparação

Há uma coisa incrível lá fora chamada internet e você deve usá-la em todo o seu potencial ao procurar maneiras de economizar dinheiro. Há uma abundância de sites de comparação de preços pra tudo que você pode imaginar: de passagens áreas a itens de varejo. É tão fácil, não há desculpa para não poupar dinheiro desta forma.

>>>Dicas para viver em repúblicas de estudantes

 

4. Quer economizar: não compre na hora

Compras por impulso são um grande vilão para quem quer economizar durante a faculdade. Se você é suscetível a gastar por impulso, então você precisa trabalhar em algumas táticas para reduzir esses gastos desnecessários. Uma tática simples é simplesmente esperar um dia e “dormir” na decisão de fazer uma compra. Sim, simplesmente esperar um dia antes de comprar algo. Principalmente para artigos grandes e caros como eletrônicos ou roupas, parar um pouco para pensar se você realmente precisa daquilo é uma boa tática. Se mesmo assim, você ainda achar que está precisando, aí, bem, as chances são de que será uma boa compra são maiores.

Amigos sentados em uma sala ouvindo música e se divertindo

 

5. Peça desconto

Pedir desconto é a melhor maneira de economizar. Não tenha vergonha, pechinche em todas as situações possíveis. No entanto, esteja ciente que você vai ter mais poder de barganha se pagar à vista, então, prepare-se para isso. Você pode se surpreender com os descontos que você pode obter quando pechinchar, especialmente em coisas como seu contrato de banda larga!

 

6. Aproveite descontos para família 

A maioria dos empregadores, especialmente no setor de varejo, oferece cartões de desconto para seus funcionários e familiares. Então fique ligado e não perca essas oportunidades de comprar o que você precisa mais barato.

 

7. Caça de brindes

Dizem que não existe almoço grátis, mas é verdade que, por muito pouco esforço, os estudantes podem fazer uma bela economia durante a faculdade colocando a mão em uma série de brindes. Fique de olho em sites gratuitos e promova empresas distribuindo brindes no campus. Antes que você perceba, você pode ficar excitado toda vez que checar o e-mail, porque você se pergunta quais brindes serão entregues naquele dia.

 

amigos

 

8. Leve um almoço para a universidade

O restaurante universitário das universidades federais geralmente oferece comida por preços imbatíveis, mas se esse não é o seu caso, seja porque você estuda numa particular ou porque você não gosta da comida, ainda tem como economizar durante a faculdade. Levar sua própria comida e lanches, além de geralmente ser muito mais saudável do que as opções já prontas, também economiza muito dinheiro. Faça o esforço de acordar cedo todos os dias antes da universidade para fazer um almoço saboroso ou então cozinhe à noite para sobrar para ter o que levar no dia seguinte. Pode não parecer muito, mas as economias durante todo o ano falam por si.

>>> Precisa dividir quarto? Dicas para passar por isso numa boa

9. Corte suas contas

Economize dinheiro e ajude o meio ambiente ao mesmo tempo reduzindo o uso de eletricidade e gás. Sempre certifique-se de que as luzes estão apagadas durante o dia e que coisas como a sua TV não estão no modo de espera. Ajuda a guardar dinheiro e ainda é legal com o meio ambiente.

 

10. Troque materiais na faculdade

Algumas faculdades têm um sistema de “padrinhos” no primeiro semestre em que você “herda” materiais como fotocópias, trabalhos e livros do seu padrinho ou madrinha no semestre além dos seu. Se a sua faculdade não tiver isso, é uma boa ideia começar. Outra ideia bacana  e fazer um grupo de trocas do seu curso nas redes sociais. Assim, vai que alguém tenha em casa sobrando exatamente o que você está precisando?

Grupo de amigos que dividem um apartamento tirando uma foto

 

11. Divida apartamento

No geral, morar sozinho é muito mais caro do que dividir apartamento. Para economizar durante a faculdade mesmo sem morar na casa dos pais, encontrar um roommate é provavelmente a melhor solução. Assim vocês dividem o espaço e também as contas e deste jeito também dá pra morar mais perto da universidade e também economizar.

 

12. Viaje de maneira inteligente

Listando todas as maneiras de economizar dinheiro em viagens poderia nos deixar aqui por horas. No entanto, mesmo coçando a superfície da economia de viagens, você poderia economizar muito.  Certifique-se sempre de aproveitar todas as tarifas de concessão para estudantes e reserve com antecedência para obter as melhores economias. Se você estiver viajando de longa distância, certifique-se de verificar todas as opções disponíveis para você, em vez de escolher apenas a primeira que encontrar.

 

13. Entenda de dinheiro

Ok, este é um ponto muito geral, mas definitivamente vale a pena mencionar. Economizar dinheiro é ter esse estado de espírito e pensar em todas as compras que você está fazendo. Sempre pense em onde você pode cortar e tente ser o mais criativo possível. Hoje existe uma certa… hmm… glorificação de não saber tomar conta das próprias economias e entender de dinheiro e saber gastar de maneira consciente é um passo super importante para ser independente de uma forma economicamente saudável.

Encontre quartos para alugar 

Comentários do Facebook